UCA - Um novo rumo na educação!

Participo do curso de formação do Projeto UCA e estou adorando, acredito que as mídias na educação são as formas mais rápidas e eficientes de prender a atenção e o interesse dos alunos, auxiliando no ato prazeroso de adquirir conhecimentos.
Este espaço é para você também expor suas ideias e opiniões sobre os Projetos e suas conquistas.
Participe!

terça-feira, 28 de junho de 2011

A realidade da educação brasileira

Reflexões Tecnológicas

Conforme Juan Ignacio Pozo “[...] Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. [...]”, vivemos envoltos ao mundo tecnológico, suas vantagens, suas limitações, mudanças constantes e repentinas, professores assustados com tanta facilidade que seus alunos tem a informações, alunos com acesso cada vez maior a conhecimentos globalizados e nem sempre saudáveis.
No aspecto educacional, temos que ir além, assumirmos perante nós mesmos que temos o dever e a necessidade de buscar o conhecimento, nos aprimorarmos, sermos capazes de evoluir e utilizarmos todas as mídias a favor do conhecimento, da busca incessante pelo prazer da descoberta.
O saber absoluto do professor passou, é sabido que para nossos alunos a tecnologia, seja em quaisquer campos, é normal, comum, algo perfeitamente assimilado e compreendido de forma quase que instantânea, e para nós? Bom, um processo um pouco mais lento, mas também fascinante, com recursos inesgotáveis para a mediação do conhecimento. Como educadores e facilitadores deste processo temos que ter em mente que o mundo mudou, nossas crianças mudaram, cabe a nós, profissionais da educação nos adequarmos e buscarmos constantemente o aprimoramento para tais práticas educacionais. Um passo interessante vem pelo artigo escrito por Philippe Perrenoud em 10 novas competências para ensinar , onde foca o uso das mídias tecnológicas no ensino-aprendizagem. Quando mencionamos mídias não se trata apenas de informática, computador, internet, mas de todas as formas onde a criança tenha acesso, rádio, TV, rádio escola, jornal, revista, enfim, tudo o que possa chamar e prender a atenção, tornando interessante e agradável, e porque não curioso o ato de saber.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Inclusão

Muito tem se ouvido sobre inclusão, pesquisando e navegando à deriva encontrei um artigo sobre Autismo, gostaria de dividir.

Boa leitura, ler nunca é demais!

Escreve bem aquele que lê muito!

Para ser professor hoje o que é necessário?

Do ponto de visto didático e pedagógico, com tudo pelo que passa nosso país, com a desvalorização do profissional formador e aumento indisciplinar dos alunos, deixe seu comentário sobre a sua realidade, e para você o que é necessário para desempenhar o papel de mediador de conhecimento?