E. M. E. F. Prof. Irineu Antonio Dresch /2011
Projeto de trabalho em sala de aula com as TICs
Data: 21 de julho de 2011
Professora: Angela Cristina Paris
Ano/turma: 4º ano do ensino fundamental de 09 anos
Tema: Reescrita de texto: “ A quiromante e a centopeia”
Duração: 04 aulas aproximadamente
Objetivos:
* desenvolver a escrita;
* entender a necessidade de trabalhar em grupo;
* compreender a grafia correta das palavras;
* estruturar texto com início, desenvolvimento e conclusão;
* reescrever o texto sem omitir os fatos principais;
* analisar parágrafos, letra maiúscula no início de frases, nomes próprios;
* interagir com o laptop para digitar seu texto produzido em aula anterior, através de reescrita;
Encaminhamento Metodológico: O que o professor faz? O que o aluno faz?
* No primeiro momento será realizado a leitura do texto, na primeira irão ouvir e conhecer, na segunda entender e na terceira vez lida será a compreensão;
O texto é de autoria de Ulisses Tavares - "Histórias quentes de bichos e gente"
O texto é de autoria de Ulisses Tavares - "Histórias quentes de bichos e gente"
"A QUIROMANTE E A CENTOPÉIA
Um dia a centopéia foi consultar uma quiromante. Queria saber se o namorado gostava mesmo dela.Na verdade queria saber se o namorado queria casar com ela, mas se gostasse já era meio caminho andado para o casório.
Daí a quiromante,que já tinha lido o futuro em muitas e muitas mãos e linhas do coração, da cabeça e da vida em centenas de palmas, nunca havia topado antes com tantas mãos para ler de uma vez só, e muito menos tantas mãos em uma só pessoa. A quiromante respirou fundo, arregaçou as mangas e enfrentou o maior desafio de sua carreira de profissional ledora das linhas das mãos, onde está escrita a verdade.Leu a primeira mão e dizia que sim. E leu a segunda mão da centopéia. E viu que o namorado da centopéia não casaria com ela.Acontece que a centopéia chega a ter 170 mãos. E deu empate.
85 mãos diziam que sim. 85 mãos diziam que não.
Mas a centopéia saiu contente. Achou que a metade dos sim era mais forte que a metade dos não.
E a quiromante também ficou feliz. Tinha acertado na leitura de todas as mãos da centopéia.
Afinal, o futuro era isso mesmo. Metade certezas. Metade dúvidas."
Um dia a centopéia foi consultar uma quiromante. Queria saber se o namorado gostava mesmo dela.Na verdade queria saber se o namorado queria casar com ela, mas se gostasse já era meio caminho andado para o casório.
Daí a quiromante,que já tinha lido o futuro em muitas e muitas mãos e linhas do coração, da cabeça e da vida em centenas de palmas, nunca havia topado antes com tantas mãos para ler de uma vez só, e muito menos tantas mãos em uma só pessoa. A quiromante respirou fundo, arregaçou as mangas e enfrentou o maior desafio de sua carreira de profissional ledora das linhas das mãos, onde está escrita a verdade.Leu a primeira mão e dizia que sim. E leu a segunda mão da centopéia. E viu que o namorado da centopéia não casaria com ela.Acontece que a centopéia chega a ter 170 mãos. E deu empate.
85 mãos diziam que sim. 85 mãos diziam que não.
Mas a centopéia saiu contente. Achou que a metade dos sim era mais forte que a metade dos não.
E a quiromante também ficou feliz. Tinha acertado na leitura de todas as mãos da centopéia.
Afinal, o futuro era isso mesmo. Metade certezas. Metade dúvidas."
* Segundo momento será a reescrita, o professor fará as intervenções necessárias,
como parágrafos, pontuação, acentuação, e toda a estrutura textual;
* Terminado os textos reescreverão, e logo após digitarão para exposição no mural
escolar;
* O aluno interagirá com o laptop digitando seu texto, observando os requisitos
já estabelecidos na escrita anterior;
Recurso(s) utilizado(s):
Folhas de papel almaço, réguas, borrachas e lápis, laptop UCA (computador),
impressora.
Avaliação da produção dos alunos: De que forma os alunos serão avaliados.
Os alunos serão avaliados mediante a participação e o desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário